MARIA E A IGREJA / CRISTO TOTAL: CABEÇA E MEMBROS.
- Frei Basílio de Resende ofm
- 13 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
(Cada indivíduo humano, cada pessoa é a metade da realidade total. A outra metade é cada outra pessoa, todas as pessoas, o mundo todo, o Universo, e o próprio Criador de tudo: Deus.
- Para os que se abrem à fé no mistério cristão -)
DOS SERMÕES DO BEM-AVENTURADO ISAAC,
ABADE DO MOSTEIRO DE STELLA, Sec XII
MARIA E A IGREJA
O Filho de Deus é o primogênito dentre muitos irmãos; sendo Filho por natureza, associou a si muitos pela graça, para serem um só com ele. Com efeito, a quantos o recebem, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus (1,12).
Constituído Filho do homem, a muitos constituiu filhos de Deus. Ele, o Filho único, por seu amor e poder associou muitos a si. E todos esses, embora sejam muitos por sua geração segundo a carne, são um só com ele pela regeneração divina.
Um só, portanto, é o Cristo total, cabeça e corpo: Filho único do único Deus nos céus e de uma única mãe na terra. Muitos filhos, e um só Filho. Pois assim como a cabeça e os membros são um só Filho, assim também Maria e a Igreja são uma só Mãe e muitas mães; uma só Virgem e muitas virgens.
Ambas são mães e ambas são virgens; ambas concebem virginalmente do mesmo Espírito, ambas, sem pecado, dão à luz uma descendência para Deus Pai. Maria, imune de todo pecado, deu à luz a Cabeça do corpo; a Igreja, para a remissão de todos os pecados, deu à luz o corpo da Cabeça. Ambas são mães do Cristo, mas nenhuma delas pode, sem a outra, dar à luz o Cristo total.
Por isso, nas Escrituras divinamente inspiradas, o que se atribui de modo geral à Igreja, virgem e mãe, aplica-se particularmente a Maria. E o que se atribui especialmente a Maria, virgem e mãe, pode-se com razão aplicar de modo geral à Igreja, virgem e mãe, e quando o texto se refere a uma delas, pode ser aplicado indistinta e indiferentemente a uma e à outra.
Além disso, cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe de Cristo, filha e irmã, virgem e mãe fecunda. É a própria Sabedoria de Deus, o Verbo do Pai, que designa ao mesmo tempo a Igreja em sentido universal, Maria num sentido especial e cada alma fiel em particular.
Eis o que diz a Escritura: E habitarei na herança do Senhor (cf Eclo 24,7.13). A herança do Senhor é, na sua totalidade, a Igreja, muito especialmente é Maria, e de modo particular, a alma de cada fiel. No tabernáculo do seio da Maria, o Cristo, habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, habitará até o fim do mundo; e no amor da alma fiel, habitará pelos séculos dos séculos.
(Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella, Sec XII Segunda leitura do Ofício das Leituras
do sábado da segunda semana do Advento)
Paz plena. ?. O maior empecilho para que todos possam compreender a Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13) é sim a forma de como os sermões do passado são aceitos.