top of page

CARTA A UMA AMIGA QUE SOFRE DE FIBROMIALGIA E DEPRESSÃO.

  • Foto do escritor: Frei Basílio de Resende ofm
    Frei Basílio de Resende ofm
  • 26 de jan. de 2021
  • 4 min de leitura

PARA UMA PESSOA AMIGA,

DISCÍPULA DE CRISTO,

QUE SOFRE DE FIBROMIALGIA E DEPRESSÃO



Minha amiga, o Senhor crucificado e ressuscitado seja o seu companheiro de toda hora; de uma hora alegre e feliz ou triste e infeliz.


Jesus Cristo é, ao mesmo tempo, crucificado e ressuscitado, porque Ele é eterno: o é, o era e o será. Por isto, Ele é contemporâneo de cada momento do tempo; de cada momento da história dos indivíduos, dos grupos e dos povos. Ele é o companheiro de cada pessoa e de cada momento dela, seja alegre e feliz ou triste e infeliz, esteja com síndrome de ansiedade e medo ou de angústia e depressão.


Estou com duas mensagens para você – em minha mente e coração – há vários dias. Uma quanto à sua condição orgânica de fibromialgia e outra quanto à sua situação psicológica de depressão. Mas já que nós somos psicossomáticos, ambas as condições afetam nosso organismo e o psiquismo.


Em ambas as mensagens, eu me dirijo à pessoa de você que quer ser discípula e amante de Jesus, na busca da vontade do Pai, através da nossa história pessoal neste mundo até o encontro definitivo. Aí, então, todos os nossos desejos - do corpo, da alma, do espírito, coração e mente, conscientes ou inconscientes - serão satisfeitos e respondidos plenamente.


Quanto à fibromialgia,

essa é uma condição corporal de intensa dor difusa e generalizada no organismo, sem diagnóstico preciso de causa e de tratamento. Siga as indicações dos seus profissionais da saúde e bem-estar. Mas, enquanto o fenômeno da dor permanecer, sê forte interiormente e tenha paciência. Ninguém tem culpa por isso: nem você, nem as outras pessoas ao seu lado; então, não reclame de ninguém, nem descarregue sua ira contra ninguém, nem se culpe por essa sua condição.


Sê forte para suportar com serenidade as dores. Sê paciente! Como discípula de Jesus, - que assumiu a nossa condição física, e, na crucificação, enfrentou dores incríveis por amor a você, e a todo o mundo – sofra a fibromialgia como uma participação sua nos sofrimentos de Jesus, na sua paixão e morte. Medite os mistérios dolorosos do Rosário. Enfrente os seus sofrimentos como uma espécie de “estigmas” invisíveis. Trate, clinicamente, a sua fibromialgia, mas enquanto ela persistir, viva-a como os seus “estigmas”, como um segredo só entre você e Cristo.


Sobre a depressão.

Lembra o convite de Jesus, no Evangelho da Festa do Sagrado Coração: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. ” (Mt 11,28).


A depressão é uma dor de perda, da autoestima, do autovalor, do sentido da existência. É uma espécie de cansaço, de fadiga sob o pesado fardo de existir e não ver, nem sentir, utilidade e valor em nada. Por isso não se encontra prazer e satisfação em coisa alguma.


Deseja-se sair deste mundo, morrer.


Sim, mas, como discípula amante de Jesus, deixe a decisão sobre a hora de morrer para o Pai. Entregue-se nas mãos do Pai. E deixe Ele decidir a hora e o modo de sair deste mundo, desse sofrimento.


Mas enquanto essa hora não chega – a própria morte -, tome uma decisão, faça uma opção fundamental de vida. Decida ser você mesma, viver de um modo criativo e ser gentil com as pessoas ao seu lado. Sorria! Você tem um sorriso lindo! Seja um sinal da beleza e da bondade de Deus para as pessoas! Mesmo que você não encontre prazer algum nisso. Suporte! Cumpra! Como uma vela acesa, ela vai-se queimando e se consumindo ao iluminar o ambiente onde está e as pessoas em torno.


Te amo, frei Basílio ofm.


Observação: 1. Eu a havia aconselhado ler o Eclesiastes. Eu digo, às vezes, esse é o livro dos deprimidos. Mas, com que arte, sensibilidade e inteligência o autor o escreveu.


  • 2. Três formas de ansiedade, inerentes à vida humana: Paul Tillich, - em seu livro ‘The Courage to Be’, Yale University Press, 1952, Connecticut; em português “A Coragem de Ser”, Paz e Terra, 1967, - trata das ansiedades e angústias que rondam o ser humano. Ele distingue entre as imaginárias e as reais. Afirma que há três ansiedades e angústias que são constitutivas da existência humana:

  • a ansiedade e angústia diante do próprio destino e da morte,

  • a ansiedade e angústia diante do vazio e da falta de sentido,

  • a ansiedade e angústia diante da culpa e da condenação.



Festa de São João, 24 de junho de 2020

Cx. P. 1021 cep 29400-971 - Montes Claros, MG.

E-mail: freibasilioofm@hotmail.com / Blog: freibasilioderesende.org


Resposta recebida no dia 09 de julho de 2020:


“Querido amigo! Perdoe-me a demora em responder, e por não ter respondido seu e-mail.

Amado amigo, tuas palavras no anexo do e-mail foram muito especiais, e foram respostas de tantas orações feitas a Deus ao longo da minha vida...

Enxergar a fibromialgia como sendo meus estigmas, segredo entre mim e Deus, trouxe sentido a toda dor, trouxe um desejo em aceitá-las e vivê-las bem, e ainda digo mais, trouxe alegria por participar das dores de Cristo... quando eu assistia filmes de santos, especialmente pe. Pio, santa Rita, sempre desejei os estigmas, por entender isso como uma graça de Deus, uma honra feita por Deus aos seus escolhidos...

Sobre a depressão, sorrir, sair de mim, me levou a ter leveza na vida. Hoje sinto uma graça enorme de Deus que tem me restituído o desejo de viver, de lutar por mim, de realizar e ser feliz, porém sem me cobrar tanto. Apesar das minhas infidelidades, sinto Deus muito próximo, cuidando de mim, me amando, me conduzindo. Entendo a graça deste tempo que vivi (ainda vivo, porém com outro olhar), a algo que Deus permitiu para me moldar, para moldar meu olhar sobre a vida, para compreender o sentido da vida.

Deus tem sido muito bom em tudo, especialmente pela tua presença neste tempo ao meu lado.

Muito obrigada!”

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
NOSSA SEXUALIDADE HUMANA - II

Antes de publicar este texto, quis ouvir o parecer de Euler Carvalho Cruz, de Belo Horizonte: um engenheiro mecânico especialista mundial...

 
 
 
NOSSA SEXUALIDADE HUMANA - I

INTRODUÇÃO:     Uma dinâmica de auto percepção e auto exploração feita com rapazes candidatos â vida religiosa franciscana, no...

 
 
 

Commentaires


Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page