top of page

MARIA E A IGREJA / CRISTO TOTAL: CABEÇA E MEMBROS.

  • Foto do escritor: Frei Basílio de Resende ofm
    Frei Basílio de Resende ofm
  • 13 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

(Cada indivíduo humano, cada pessoa é a metade da realidade total. A outra metade é cada outra pessoa, todas as pessoas, o mundo todo, o Universo, e o próprio Criador de tudo: Deus.

- Para os que se abrem à fé no mistério cristão -)


DOS SERMÕES DO BEM-AVENTURADO ISAAC,

ABADE DO MOSTEIRO DE STELLA, Sec XII


MARIA E A IGREJA


O Filho de Deus é o primogênito dentre muitos irmãos; sendo Filho por natureza, associou a si muitos pela graça, para serem um só com ele. Com efeito, a quantos o recebem, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus (1,12).


Constituído Filho do homem, a muitos constituiu filhos de Deus. Ele, o Filho único, por seu amor e poder associou muitos a si. E todos esses, embora sejam muitos por sua geração segundo a carne, são um só com ele pela regeneração divina.


Um só, portanto, é o Cristo total, cabeça e corpo: Filho único do único Deus nos céus e de uma única mãe na terra. Muitos filhos, e um só Filho. Pois assim como a cabeça e os membros são um só Filho, assim também Maria e a Igreja são uma só Mãe e muitas mães; uma só Virgem e muitas virgens.

Ambas são mães e ambas são virgens; ambas concebem virginalmente do mesmo Espírito, ambas, sem pecado, dão à luz uma descendência para Deus Pai. Maria, imune de todo pecado, deu à luz a Cabeça do corpo; a Igreja, para a remissão de todos os pecados, deu à luz o corpo da Cabeça. Ambas são mães do Cristo, mas nenhuma delas pode, sem a outra, dar à luz o Cristo total.


Por isso, nas Escrituras divinamente inspiradas, o que se atribui de modo geral à Igreja, virgem e mãe, aplica-se particularmente a Maria. E o que se atribui especialmente a Maria, virgem e mãe, pode-se com razão aplicar de modo geral à Igreja, virgem e mãe, e quando o texto se refere a uma delas, pode ser aplicado indistinta e indiferentemente a uma e à outra.


Além disso, cada alma fiel é igualmente, a seu modo, esposa do Verbo de Deus, mãe de Cristo, filha e irmã, virgem e mãe fecunda. É a própria Sabedoria de Deus, o Verbo do Pai, que designa ao mesmo tempo a Igreja em sentido universal, Maria num sentido especial e cada alma fiel em particular.


Eis o que diz a Escritura: E habitarei na herança do Senhor (cf Eclo 24,7.13). A herança do Senhor é, na sua totalidade, a Igreja, muito especialmente é Maria, e de modo particular, a alma de cada fiel. No tabernáculo do seio da Maria, o Cristo, habitou durante nove meses; no tabernáculo da fé da Igreja, habitará até o fim do mundo; e no amor da alma fiel, habitará pelos séculos dos séculos.


(Dos Sermões do Bem-aventurado Isaac, abade do Mosteiro de Stella, Sec XII Segunda leitura do Ofício das Leituras

do sábado da segunda semana do Advento)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
UMA HOMILIA DO SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO, Ano A

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO, ANO A Frei Jhonatan de Jesus Luiz ofm   A Liturgia da Palavra deste 2º Domingo do Advento estabelece um fundamento claro para a acolhida do Reino de Deus: a dupla exigênci

 
 
 
O NARCOTRÁFICO: um estado dentro do Estado

O TRÁFICO: UM ESTADO DENTRO DO ESTADO Introdução: O episódio recente, dia 28 de outubro de 2025, chamado de megaoperação da Polícia contra o Comando Vermelho, nas comunidades da Penha e do Alemão, no

 
 
 

1 comentário


rosariopazplena
rosariopazplena
14 de dez. de 2021

Paz plena. ?. O maior empecilho para que todos possam compreender a Verdade, que liberta e plena (Jo 8,32 e 16,13) é sim a forma de como os sermões do passado são aceitos.

Curtir
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
bottom of page